| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Jornadas Europeias do Património 2016 no Museu da Indústria Têxtil da Bacia Do Ave

À semelhança dos anos anteriores, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave vai participar, nos dias 23, 24 e 25 de Setembro nas Jornadas Europeias do Património 2016, este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas. Abaixo segue o programa detalhado das atividades previstas. Apareça!


Sexta-feira 23 de setembro



10h00 as 17h00 – Café Costura e Cultura.
Atividade aberta ao público em geral para apreender o mundo da costura de forma original e lúdica. Trata-se de um conceito ligando a Cultura à aprendizagem da agulha e da tesoura num ambiente descontraído pautado por café, chá e um pouco de cultura pelo meio. O público traz o seu material e a roupa que pretende intervencionar, havendo máquinas de costura disponíveis e iniciar-se-á, junto de pessoas especializadas, à Arte da Costura.

10h30 – Apresentação da revista científica do museu “Arqueologia Industrial”.

14h30 I 15h30 I 16h30 – Workshops dirigidos a 3.ª Idade – Sylvie Brandão (artista plástica)

21h30 – Inauguração da exposição de Fotografia de Mário Monteiro “White Visions”



Mário Monteiro é fotógrafo autodidacta e tem como paixões a fotografia macro e de paisagens.
A sua formação em turismo aliada a sua paixão pela fotografia levaram-no a criar o projeto fotográfico Wide Visions baseado em fotografias panorâmicas de grande formato de locais emblemáticos.
Tem colaborado com diversas empresas e entidades bem como participou em diversas iniciativas promovendo a arte fotográfica panorâmica já com assinalável sucesso e apresenta o seu trabalho no Museu da Industria Têxtil da Bacia do Ave.
Wide visions é um projeto fotográfico que, como o nome indica procura oferecer uma visão alargada de locais, monumentos ou momentos marcantes.
É um projeto de fotografia panorâmica de grande formato que tem por objectivo imagens que se utilizem mais do que como uma recordação de uma viagem ou de férias, mas que procura que as pessoas coloquem em casa as fotografias como elemento decorativo
Wide Visions é um projeto dinâmico em constante evolução e a que cada momento pode oferecer novas imagens.



Sábado 24 de setembro



10h00 – 12h00Visita guiada intimista ao museu da Industria Têxtil incluindo o Centro de documentação e a reserva do museu seguindo-se uma visita guiada a Mini Hídrica da antiga Fábrica Elétrica em Bairro. Ponto de encontro Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave as 10h00.

16h00 – Maratona Fotográfica no museu – Organização Caixa de Imagens

17h00 – Inauguração da exposição da Oficina das Artes da Santa Casa da Misericórdia

21h00 – Filme Os tempos Modernos de Charlie Chaplin precedido de uma pequena exposição oral sobre o filme e o período da industrialização do início do Século XX.
Data: 1937
Origem: E.U.A.
Realização: Charlie Chaplin
Elenco: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henri Bergman, Al Ernest Garcia



Sinopse: Chaplin trabalha em uma fábrica, na qual tem um colapso nervoso por trabalhar de forma escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem tem que realizar furtos para sobreviver, a jovem foge em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por ter levantado uma bandeira vermelha assim dando a entender que ele estava por trás da greve que está a acontece e acaba sendo preso. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.
Consegue um emprego noutra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçon. Também não dá certo, então os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras emocionantes e divertidas para eles.



Domingo 25 de setembro

15h00 – Exposição / conferência “A Arte da Marmita”



Originalmente concebida como recursos prático para assegurar refeições rápidas entre as horas do difícil labor na indústria, depois para proporcionar refeições mais económicas em alternativas aos restaurantes e outros fast food, a Arte da Marmita é hoje fenómeno de moda e está para ficar. Através desta iniciativa iremos rever a história da Marmita e descobrir como se faz e quais são os artefactos da moda em termos de marmitas fashion.
A prestigiada Chefe Paula Peliteiro (restaurante Senhora Peliteiro – Esposende) apresentará umas sugestões de refeições práticas com os alimentos adequados para organizar uma óptima “Marmita”
Em complemento, haverá uma pequena exposição de lancheiras com as últimas tendências da moda.

As inscrições são limitadas e carecem de marcação prévia no Museu Têxtil através do telefone 252 313 986 ou do presente email (geral@museudaindustriatextil.org)

14h30 – 17h30 – Visita orientada à exposição permanente do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave.
 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor