| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
IV Conferências da Primavera
Consagradas ao tema “Empreendedorismo: Novos Rumos para o Têxtil e para os Espaços Industriais Desativados”
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
15 de Junho de 2012, 10h30


Decorreram no dia 15 de Junho, no Auditório da Didáxis, em Riba de Ave, as IV Conferências da Primavera, organizadas pelo Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, com a colaboração da Fundação Narciso Ferreira. As Conferências integraram-se nas comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial famalicense Narciso Ferreira, que decorrem ao longo do presente ano.

Da parte da manhã teve lugar uma sessão dedicada ao tema "Empreendedorismo: Novos Rumos para o Têxtil e para os Espaços Industriais Desativados", co-organizada com a "Rede Famalicão Empreende", na qual participaram o diretor geral do Centro Tecnológico para a Indústria Têxtil e Vestuário de Portugal - CITEVE, António Braz Costa e o Administrador do Centro Empresarial Lionesa, Pedro Pinto. O diretor do CITEVE, que aproveitou a presença de largas dezenas de jovens presentes no auditório, realçou a importância de se continuar a apostar na indústria têxtil, aproveitando as novas oportunidades que a mesma oferece, com a aplicação das novas tecnologias. A comunicação do Centro Empresarial Lionesa apresentou um caso bem sucedido de reutilização de antigas fábricas, salvaguardando o seu património industrial e gerando postos de trabalho.

A parte da tarde foi consagrada a um "Encontro de História Empresarial", com a participação do Professor da Universidade do Minho e Director do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, José Manuel Lopes Cordeiro, que analisou a obra empresarial de Narciso Ferreira, focando a capacidade que o mesmo revelou para estabelecer a indústria moderna com a fundação da fábrica Sampaio, Ferreira, em Riba de Ave, assim como o seu papel pioneiro na área da energia eléctrica. Miguel Figueira de Faria, Professor da Universidade Autónoma de Lisboa, abordou a atividade de Alfredo da Silva, que se desenrolou quase em simultâneo com a de Narciso Ferreira. O professor da Universidade de Coimbra, Álvaro Garrido, fez uma apresentação do perfil de Henrique Tenreiro e da complexa teia de empresas que estiveram na base do seu poderio económico. Por sua vez, o Professor da Universidade de Coimbra, José Amado Mendes, encerrou as Conferências com uma abordagem global das indústrias e empresários do final da Monarquia e da I República.


Programa

Comemorações dos 150 anos do nascimento de Narciso Ferreira

10H30 Sessão de Abertura pelo senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa

10H45 Workshop “Empreendedorismo: Novos Rumos para o Têxtil e para os Espaços Industriais Desativados” (Co-organização “Rede Famalicão Empreende”)
Eng.º António Braz Costa (Diretor-geral do Centro Tecnológico para a Indústria Têxtil e Vestuário de Portugal – CITEVE)
Dr. Pedro Pinto (Administrador do Centro Empresarial Lionesa)
Moderadora: Dra. Elisa Babo, Quaternaire Portugal

12H00 Debate

14H30 Encontro sobre História Empresarial
“A obra empresarial de Narciso Ferreira”, Prof. Doutor José Manuel Lopes Cordeiro (Universidade do Minho, CITCEM e Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave)
“Alfredo da Silva e o Grupo CUF”, Prof. Doutor Miguel Figueira de Faria (Universidade Autónoma de Lisboa)

15H30 - 16H00 Debate e pausa para café
“Delegado do Governo ou empresário político da oligarquia corporativa do Estado Novo? Um perfil de Henrique Tenreiro”, Prof. Doutor Álvaro Garrido (Universidade de Coimbra e CEIS20)
“Indústrias e empresários no final da Monarquia e na I República: persistências e inovações”, Prof. Doutor José Maria Amado Mendes (Universidade de Coimbra e Universidade Autónoma de Lisboa)
Moderador: Dr. Artur Sá da Costa, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

17H00 Debate

17H30 Encerramento das IV Conferências da Primavera


Galeria de Fotos    
 
 
 


 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor