| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Localizada no Noroeste de Portugal, a Bacia do Ave constitui uma área fortemente marcada pela indústria têxtil algodoeira, tendo a primeira fábrica têxtil moderna sido fundada em 1845, em Negrelos, Vila das Aves. Uma das principais razões para o florescimento da indústria na Bacia do Ave está relacionada com o aproveitamento de energia hidráulica para o accionamento das fábricas. Desde então, a indústria têxtil constitui a sua principal actividade económica – principalmente nos concelhos de Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso –, e actualmente é a mais importante região têxtil de Portugal.

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave foi fundado em 1987 como um projecto de investigação em arqueologia industrial, com o objectivo de estudar o processo de industrialização desta região e contribuir para a preservação do seu património industrial. O Museu desenvolve diversas actividades, tais como visitas guiadas, actividades pedagógicas, exposições, conservação e restauro de equipamentos e maquinaria de interesse arqueológico-industrial, recolha e conservação de documentação histórica, projectos de história oral, edição regular de publicações (catálogos de exposições, um boletim informativo, a revista Arqueologia Industrial, publicada desde 1987 e actualmente a única revista científica que se publica nesta área em Portugal), seminários, conferências e cursos sobre património industrial.

O Museu encontra-se instalado – ainda provisoriamente – na antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem de Lã - Lanifícia do Outeiro, Lda -, fundada em 1920, na freguesia de S. Julião do Calendário. A antiga fábrica, agora adaptada a Museu, alberga uma Exposição Permanente, que ocupa uma área de cerca de 1.200 m2. O Museu dispõe também de uma Biblioteca especializada, um Centro de Documentação, e um Centro de Arquivos Empresariais, Serviço Educativo, uma Área para Exposições Temporárias, Reservas Visitáveis, e de uma Loja para venda de publicações e outros materiais relacionados com a sua actividade.

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave é uma entidade permanente da estrutura orgânica da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que tem por missão investigar, conservar, documentar, interpretar, valorizar e divulgar todos os aspectos relacionados com o processo de industrialização da região em que se encontra inserido, com vista à salvaguarda dessa memória histórica e de forma a contribuir para um maior enriquecimento cultural da sua população.

 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor